Transformando problemas em aprendizados


O que costumamos chamar de problemas no nosso dia a dia, podem ser grandes oportunidades de aprendizado e crescimento. Tudo depende da forma como vamos encarar esses problemas.


Todo problema traz consigo uma oportunidade de reflexão. Uma oportunidade de parar um pouco e rever algumas atitudes e crenças que estamos tendo na vida.

Podemos começar prestando atenção à nossa postura de vítima. Essa postura se evidência quando temos o costume de responsabilizar o outro, o externo, como sendo o causador das nossas dificuldades e problemas . Sendo o outro o culpado, ficamos completamente sem saída, sem ação diante das coisas, nada podemos fazer para resolver as dificuldades, só podemos mesmo sofrer e reclamar!

Nessa perspectiva os problemas tomam uma dimensão muito maior e só servem como desculpas para o nosso fracasso e sofrimento. Não podemos crescer e muito menos aprender com eles.

Somente quando deixamos de lado essa postura e passamos a reconhecer nossa responsabilidade para com o nosso bem-estar, é que podemos aproveitar os problemas como oportunidade de aprendizado.

Assim, lembre-se sempre: eu posso fazer alguma coisa para mudar o que não me agrada! E na maioria das vezes essa mudança começa dentro de nós, mudando nossa postura diante das coisas. Essa simples mudança é capaz de transformar tudo ao nosso redor. Porque você é o único responsável por tudo aquilo que acontece na sua vida. Não tem como justificar nada a partir do externo.

A partir dessa visão, retomamos nosso poder pessoal e podemos decidir se vamos ficar bem ou vamos nos abater diante das dificuldades. Ás vezes não é possível evitar transtornos e problemas na nossa vida, mas o que podemos fazer é prestar atenção em como vamos reagir, como vamos nos portar diante de tais conflitos.

Podemos deixar que um problema nos afete e nos faça mal ou podemos aproveitar para observar todo o contexto que vem junto com esse problema. Normalmente eles indicam que alguma coisa não está bem na nossa vida, indica que precisamos fazer algumas mudanças, organizar alguns aspectos da nossa vida.

Quando pensamos dessa forma os problemas deixam de apenas chateações e passam a ser possibilidades de aprendizado e crescimento. Acabam sendo um elemento que nos alerta de que algum aspecto da nossa vida não está em harmonia.

Dessa forma, os problemas que são como um nó no fluxo da vida, servem para sinalizar que saímos do trilho, de que necessitamos de ajustes e reparos. E quando paramos para fazer tais acertos é bem possível que ocorram aprendizados e crescimento interior.

Bendito sejam os problemas na nossa vida!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é uma pessoa de sorte?

Na simplicidade da vida posso ver sua beleza.

O sapo e o passarinho