Crie sua própria realidade


O que você quer para tua vida? Sim, é possível fazer escolhas e definir a tua realidade.
Os fatores externos não precisam mudar, nem mesmo determinar o teu estado de espírito.
Tudo depende da forma de como você vai encarar e administrar os fatores e situações que ameaçam seu humor e bem estar.

Vivemos num mundo conturbado e agitado. A palavra stress virou moda e sinônimo de trabalho e compromissos. Parece que não conseguimos mais associar trabalho sem stress.

È pressão, prazos, cobranças, chefe de mau humor, colegas querendo puxar seu tapete, o tempo que sempre falta, além, é claro, do trânsito, e dos nossos básicos problemas pessoais. Ufa! Realmente nesse cenário a palavra stress é a mais apropriada e esperada. Junto dela não poderia faltar a irritação, o saco cheio, o nervosismo e por aí vai, a lista é grande.

Isso lhe parece uma sentença condenatória? Definitivamente não. É possível escolher e determinar a postura e a atitude que você vai ter diante desse quadro. O externo não precisa mudar, nem mesmo determinar teu estado de espírito.

Então, a atitude mais sábia nesse caso seria a aceitação dessa verdade e a observação da sua postura interior diante disso. Eu não posso determinar nem alterar tal realidade, mas posso escolher a minha postura e meu olhar diante dela. E isso muda muita coisa, sendo determinante para seu estado de espírito.

Por mais que se reclame, fique nervoso, irritado, de saco cheio, você consegue mudar alguma coisa? Não, você só vai ficar stressado, acabar com seu bom humor e prejudicar a sua saúde.

Assim, não permita que o externo determine o teu humor e a qualidade do teu dia. Não precisa ser assim. Não importa o caos e o turbilhão lá fora, você não precisa entrar nessa.

Esteja atento!Não se deixe afetar numa situação desagradável. É como escolher uma estação e rádio. Das muitas disponíveis, você escolhe aquela que está a fim de ouvir naquele momento. Porque que no seu dia a dia teria de ser diferente?

Isso é possível a partir do compromisso e da consciência de que somos os únicos responsáveis pelo nosso bem estar e que o externo não precisa ser um fator determinante na nossa vida. Você pode escolher a melhor atitude e postura diante das coisas.

Esse é o segredo! A escolha. Escolher deixar ou não que o externo altere seu humor, decidindo como vai ver e encarar as coisas, o valor e a importância que dará a elas e, principalmente, sua atitude e postura interior diante dos fatos.
Lembre-se se você pode escolher a rádio que ouve, você pode escolher como vai estar.

Comentários

JSMJ disse…
eu não conhecia seu blog, fiquei muito feliz em encontrá-lo aqui. espero que ele possa ajudar muita gente.

estou com saudade de você. quando é que a gente pode tomar um chá?

abraços,
jr.
Anônimo disse…
Olá Vicente!

Acredito sim que podemos escolher como vamos estar, mas isso realmente exige um grande esforço e determinação. E para isso temos que estar muito equilibrados e de bem com a vida. O problema é que na maioria das vezes esquecemos que podemos escolher a estação de rádio e nos deixamos levar pela situação. Acho que acaba sendo mais cômodo. Daí vem aquele esforço sobrenatural para voltar a estar bem, depois de ter-se deixado levar pelos acontecimentos.
Mas acho que o grande segredo é estar sempre atento. O problema é que fomos ensinados a agir dessa maneira, com essa preocupação excessiva com o exterior. Com se fosse ele quem determinasse o que podemos ou não fazer, como podemos ou não estar, etc, etc.
Adorei o texto!!!! Estava precisando ler algo assim. Veio em boa hora.
Saudades de você, meu querido.
Sempre pergunto de você pro Paulo.
Beijos,
Soninha
Unknown disse…
Boa noite, Vicente. Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela adesão de mais uma forma de comunicação com o mundo exterior, rs!
Então...Sempre li esta frase "Crie sua própria realidade" como uma proposta meio esquizo-paranóide. Claro que fica extremamente difícil precisar o que cada um quer dizer com as palavras que escrevem ou proferem. Sartre dizia que uma palavra guarda em si uma biografia. Hoje entendo o que ele quis dizer.
Eu acabei gostando muito de um excerto no qual você diz do papel da relação entre o homem e o devir. Concordo que ficar nervosão e irritado é "loss of time". Totalmente desnecessário...Bom,É isso! O blog ficou hype. Tanto estética quanto qualitativamente! Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Você é uma pessoa de sorte?

Na simplicidade da vida posso ver sua beleza.

O sapo e o passarinho