segunda-feira, 19 de março de 2012

Você é uma pessoa de sorte?




Não podemos controlar ou mudar as situações difíceis e complicadas que encontramos pela vida, o que podemos é mudar a forma como vamos encarar e lidar com tais situações.


Nada é só bom ou só ruim. Existirão sempre esses dois aspectos em uma mesma situação. Cabe a nós decidir qual dessas facetas vamos valorizar ou dar mais atenção. Isso faz uma grande diferença!

Se valorizamos mais o lado ruim de uma situação, com certeza teremos muitos motivos para sofrer e reclamar. Porém, se procurarmos ver a faceta boa das coisas, encontraremos muitos motivos para manter nosso bom humor, mesmo diante daquelas questões mais desagradáveis.

Sempre haverá um ponto de vista em que uma situação não será tão ruim. Experimentar essa flexibilidade na forma de olhar pode fazer a grande diferença no nosso dia a dia.


Por exemplo, imagine que você está preso num congestionamento com uma chuva daquelas, o trânsito não anda e você está cada vez mais impaciente e nervoso. Nem é preciso falar que seu humor e sua saúde estão sendo profundamente afetados com tudo isso. Realmente parece que hoje não é o seu dia de sorte e você tem bons motivos para reclamar.

Isso, é claro, caso você queira sofrer!


Agora, caso ache mais interessante manter sua sanidade mental e seu bom humor, você pode olhar para essa situação de outro jeito.


Perceba que você está dentro de um carro que, com sorte, terá ar condicionado e um bom som. Você encontra-se confortavelmente sentado. Enquanto que nesse exato momento você poderia estar lá fora, do outro lado da rua, se equilibrando embaixo do seu guarda chuva, esperando a horas pelo seu ônibus lotado para voltar para casa!

Percebeu? Você, no seu carro, é ou não uma pessoa de sorte? Quando paramos e tomamos consciência do aspecto positivo de uma situação chata as coisas tendem a ficar bem diferentes, porque começamos a valorizar e aproveitar mais o que há de bom naquela situação.


E, caso você estivesse esperando o ônibus lá fora, na chuva, ainda assim, se procurasse, teria bons motivos para também se achar uma pessoa de sorte!


É sempre assim! Fique atento e procure focar no ângulo da situação que favorece o seu bem-estar. Espante os pensamentos que só vão te deixar para baixo e não vão servir para mais nada.

Assim, fica mais fácil encontrar um bom motivo para manter o bom humor e a gratidão pela vida em todos os momentos.




Nenhum comentário: