O outro, como espelho da alma

Você sabia que as pessoas que estão ao seu redor e com as quais você se relaciona dizem muito a seu respeito?

Podemos pensar a vida como uma grande escola, onde são colocadas diversas situações e acontecimentos que dão a nós a oportunidade de crescimento interior, nos lapidando, renovando nosso ser.

Isso é possível através da observação de como lidamos e vivenciamos as experiências da nossa própria vida, é necessário entender que nada acontece por mero acaso, da mesma forma que ninguém está na nossa vida de gaiato, muita coisa está envolvida nessa aparente coincidência.

Pensando as coisas dessa forma, o outro, nessa grande "escola", desempenha um papel muito importante. É o facilitador do nosso processo de auto- observação, é como um espelho que nos mostra refletido, com lentes de aumento, o que não conseguimos ou não queremos ver em nós mesmos, o que está escondido bem lá no nosso mais intimo.

Assim, a maneira como vemos e lidamos com os outros, a nossa volta, nos dá uma boa idéia de como encaramos e lidamos com nós mesmos; com nossos anseios, virtudes e crenças. Não é possível gostar e admirar alguém de verdade, se você não acha motivos para primeiro admirar e gostar de si mesmo, por exemplo.

Amar e cuidar do próximo é, na verdade, uma grande oportunidade de cuidar de si mesmo, por isso, as vezes, nos vemos tomados por uma ânsia de ter alguém, de amar, de cuidar do outro, talvez isso seja uma busca desesperada por nós mesmos.

A mesma porta pela qual nos amamos e cuidamos de nós será a abertura para amar e sermos amados, se é um espaço apertado e limitado, se não conseguimos achar motivos para respeitar e amar a nós mesmos, não será nenhuma surpresa se nos nossos relacionamentos isso apareça refletido.

Podemos observar isso também quando desenvolvemos uma atitude muito critica com nosso próximo, tendo uma tolerância muito curta para com as atitudes e pensamentos alheio. Isso da mesma forma, pode refletir uma insatisfação com nós mesmos, talvez não estejamos tão contentes com nosso emprego como pensamos, ou não estamos totalmente satisfeitos com a maneira que decidimos e levamos a nossa vida.

Provavelmente, agora você já possa observar como vê ou se relaciona com o outro na sua vida e entender porque atraiu essa ou aquela pessoa para perto de você. Lembre-se, antes de se irritar por demais com esse ou aquele, ou reclamar que não é ouvido ou amado, como você gostaria, olhe de verdade para dentro de você.

Dessa forma, toda vez que se incomodar ou se orgulhar com as atitudes e o jeito de ver e viver a vida que o outro tem, pare e pense, ele só está mostrando a você tudo aquilo que não conseguimos ou não queremos ver nem perceber em nós mesmos.

Talvez se façam necessárias algumas mudanças nas nossas atitudes ou em velhas crenças que arrastamos conosco a longo tempo. Pode também, ser a hora de reconhecer em nós nossas qualidades, nossos talentos, tudo aquilo que as vezes todo mundo enxerga, e que só a gente não consegue perceber.

Bendito esse que está sempre diante de nós, refletindo nossa verdade interior, nos dando, assim, a oportunidade de olhar profundamente para nossa alma, afim de descobrir quem sou de verdade e o que preciso fazer para ser e estar mais satisfeito e feliz comigo mesmo e com o outro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é uma pessoa de sorte?

Na simplicidade da vida posso ver sua beleza.

O sapo e o passarinho