A beleza essencial



Já dizia o apaixonado poeta Vinícius de Moraes: “beleza é fundamental.” Com certeza é. Somos atraídos à beleza como mariposas, à luz.Tudo é pensado para ser belo, para chamar atenção.

Conscientes disso, almejamos essa tal beleza, certos de que com ela garantimos a felicidade e o amor de cada dia. Além da cobiça e dos olhares alheios - é claro.
Parece um bom negócio. Então, o que garante ou define essa beleza? A moda, a fita métrica, o estojo de maquiagem a novela das oito?

Nada disso. Esses são apenas alguns exemplos dos vilões da beleza. É isso mesmo, vilões!

Estamos acostumados a negar, a disfarçar ou esconder o que julgamos fora dos "padrões". Assim, acabamos fazendo isso com nós mesmos. E então ouço você dizer que mesmo com todos os esforços para ficar mais atraente e bonito, ainda assim, não sente que o outro o ama, o deseje de verdade. Você continua se sentindo desvalorizado, mal amado.

Sabe onde está o problema? Exatamente nessa excessiva preocupação com o externo, com a aparência. Você nunca fica completamente à vontade, aberto a troca. Está sempre preocupado com o que o outro vai achar de sua aparência, da sua performance, da sua celulite... Você não se solta para sentir e aproveitar.

É essa extrema preocupação com a imagem, com o que o outro vai pensar de você que não o deixa sentir. Que não o deixa relaxar e curtir o outro de verdade. Desencane do que a sociedade dita e define como bonito ou não. Deixe de lado esses estereótipos do belo! Confie na sua beleza natural - é ela que realmente atrai e cativa.

Faça isso sendo autêntico, se assumindo. Não fique esperando ter aquele corpo ideal para poder ser amado e ter prazer. O que importa é a sua opinião e daquele que o ama. Provavelmente você nunca escutou de verdade nenhum dos dois.
Reconheça em você a beleza, a dignidade de um corpo que pode dar prazer e alegria agora! Ele não precisa de nenhuma mudança para proporcionar isso.
Quanto mais a preocupação de submeter-se a torturas e técnicas mirabolantes para ficar bonito, mais distante disso você acaba ficando.

Você vai se despersonificando, vai perdendo a naturalidade, seus traços característicos, sua identidade. Logo vem o vazio. Existe um corpo bonito, mas vazio,sem vida, sem personalidade.

A beleza fundamental, que encanta e prende nossos olhos, vem da nossa alma. Da aceitação de nós mesmos.

É necessário cuidar, sim, do nosso corpo, da nossa aparência, porém o estímulo para isso deve ser o amor que já sentimos por nós mesmos. Percebeu?

O amor e estima que você já tem por você é que deveria motivar a cuidar mais de si. Não o contrário, ou seja, cuidar de si para começar a se amar e se aceitar.

É aí que está a grande diferença: haverá um corpo belo, atraente com uma beleza viva, pulsante. Com personalidade e verdade.

Deixe que transpareça em você sua graciosidade natural, seu jeito único. Olhe para o belo que já existe dentro de você. Sinta e assuma essa beleza interior - é a única capaz de encantar e seduzir, do contrário sempre vai ficar faltando alguma coisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é uma pessoa de sorte?

Na simplicidade da vida posso ver sua beleza.

O sapo e o passarinho