Paz, aqui e agora, é possível?

É possível ter um pouco de paz e tranqüilidade no nosso estressante dia-a-dia?
Sim, não só um pouco, mas o quanto você quiser. A paz não se limita apenas aos monastérios isolados do mundo. Ela pode existir dentro de você, mesmo que esteja no caos de uma grande cidade ou no meio de um dia conturbado e agitado.
Essa paz pode ser uma conquista, basta descobrir isso em você, pois ela já existe aí dentro. O que necessitamos é ficar só um pouquinho quietos para que ela pouse no nosso galho, como um passarinho arredio.
Mas essa é a questão: “como ficar quieto?!” Você pode estar pensando. Essa quietude, às vezes, é só uma questão de aceitação. Entender que as coisas são como são ou como deveriam ser.
Ficar bisbilhotando mentalmente sobre o que foi e o que será é desnecessário – é se distanciar dessa paz.
Você já percebeu quanto tempo perdemos em um discurso interior furado, reclamando ou se preocupando com o que já aconteceu ou ainda vai acontecer? Alguma coisa muda com tudo isso?
Procure fazer as coisas uma vez só, da melhor maneira possível. Dê o seu máximo, ponha tudo que sabe, tendo a certeza de que fez o seu melhor e tranqüilize-se. Assim, não ficará remoendo isso mentalmente, repetindo a mesma coisa várias vezes.
A certeza de que fizemos o melhor, traz a serenidade para relaxar e aquietar a mente. Ficar se cobrando só vai tirar seu sossego e se tornar castigo. É isso mesmo que você procura?
Podemos entender que essa paz é a ausência de preocupação, a não necessidade de ter, de fazer.
É confiar.
É como plantar uma semente. Você faz a sua parte e vai descansar, o restante não depende mais de sua vontade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é uma pessoa de sorte?

Na simplicidade da vida posso ver sua beleza.

O sapo e o passarinho